Periodontia: 4 curiosidades sobre essa especialidade da odontologia

Neste conteúdo confira as principais curiosidades sobre a Periodontia e como os tratamentos podem garantir uma melhor saúde bucal.

Periodontia: 4 curiosidades sobre essa especialidade da odontologia


É comum durante a consulta com o dentista, que ele pergunte se você notou algum sangramento na gengiva durante a escovação ou o passar o fio dental, não é mesmo? Pois bem, não somente essa pergunta mas o cuidado que o profissional tem em examinar os dentes e gengivas e perceber possíveis alterações, mostra a importância que a periodontia tem para a saúde bucal.


Afinal, as doenças da boca não estão relacionadas apenas aos dentes, mas também na gengiva, estrutura ou tecido bucal. Por isso, a periodontia é exatamente a especialidade da odontologia responsável por cuidar dos tecidos que dão sustentação para os nossos dentes. A fim de prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que possam atingir a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.


Porém, a especialidade não é somente isso. Por esse motivo, separamos 4 curiosidades sobre a Periodontia que você confere a seguir. Acompanhe!


Periodontia: 4 curiosidades sobre a área


1. Quais são as áreas da Periodontia?


A especialidade é dividida em duas áreas: clínica e estética.


Periodontia Clínica: a área é voltada a realizar o tratamento e prevenção de doenças da gengiva e tecidos periodontais. Todos os procedimentos são terapêuticos, para conquistar novamente a saúde bucal do paciente.


Periodontia Estética: já a Periodontia Estética é a responsável por garantir a simetria entre os dentes, tecidos do periodonto e a face do paciente. Para isso são feitos procedimentos para harmonizar o conjunto de modo geral. Mas, além disso, a especialidade proporciona também a melhora na autoestima do paciente.


2. Quais as doenças comuns da Periodontia?


Podemos destacar três doenças periodontais comuns: periodontite, gengivite e abscesso dentário. Todas são processos inflamatórios ou infecções relacionadas à gengiva, que no caso de atingir os tecidos do periodonto, leva a um grau de mais gravidade.


Periodontite: a inflamação que atinge os tecidos mais profundos da periodonto. Porém, nos casos mais severos, pode atingir os ligamentos periodontais e osso alveolar, responsáveis por manter os dentes presos na boca. Caso não seja tratado, pode levar a perda dos dentes.


Gengivite: a inflamação da gengiva causada, na maioria das vezes, por acúmulo de bactérias e placas em volta do dente. 


Abscesso dentário: inflamação mas com o acúmulo de pus em ponto específico da boca (na raiz do dente ou envolta dele). Com isso, há dois tipos de abscesso: periodontal e periapical. Ambos acontece a formação de nódulo que provoca incômodo e dor, devido a uma infecção bacteriana.


3. Quais cirurgias os dentistas periodontais fazem?


As cirurgias que o periodontista realiza visam tratar os problemas ou valorizar a estética dos pacientes. Entre elas estão: a gengivectomia, e gengivoplastia, o enxerto gengival e a frenectomia.


4. Quais cuidados ter para evitar as doenças periodontais?


Para evitar as doenças periodontais, mas principalmente manter a saúde bucal sempre em dia, é fundamental ir ao dentista com frequência, fazer a higiene bucal corretamente e evitar o uso de cigarro.


Você sofre com algum desses problemas? Para todos eles há solução. Procure um profissional e uma clínica especializados, assim como o IOA Campinas e realize seu tratamento. Entre em contato conosco e agende uma avaliação agora mesmo.


 



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas