Odontopediatria: 5 dicas para aplicação da anestesia no seu paciente

Você tem muitas dúvidas sobre aplicar anestesia nos seus pacientes? Confira neste texto algumas dicas para trazer tranquilidade para as crianças enquanto realiza os procedimentos na Odontopediatria.

Odontopediatria: 5 dicas para aplicação da anestesia no seu paciente


A odontopediatria é uma das especialidades mais satisfatórias da Odontologia. Afinal, é muito gratificante cuidar do sorriso dos pequenos, especialmente trabalhando na prevenção de doenças bucais que possam surgir no futuro. No entanto, tratando-se de crianças, é comum que eles sintam medo durante a primeira consulta, por esse motivo é fundamental usar o famoso “jogo de cintura”, especialmente no momento da anestesia.

Mas porque isso ocorre? Em muitos casos, o medo está associado a experiências dolorosas anteriores, como por exemplo, as vacinas. Portanto, odontopediatra, se esse é um conflito pelo qual você também passa no consultório, confira abaixo 5 dicas para aplicar a anestesia no seu paciente com muita tranquilidade.

5 dicas para aplicação da anestesia na odontopediatria

1. Mostre à criança outros instrumentos que pareçam com uma agulha

Esse momento é fundamental para trazer confiança à criança. Apresente para ela outros materiais semelhantes a uma agulha, como, por exemplo: a seringa do ácido, a seringa de resina flow ou seringas de ionômero fotopolimerizáveis. Uma dica importante é: mostre primeiro na sua mão, aperte a ponta contra os dedos, para que ela veja que não machuca. Dessa maneira, você já quebra o gelo inicial com boa parte dos seus instrumentos de trabalho.

2. Converse com a criança todo tempo

Quando se trata de Odontopediatria é essencial explicar cada um dos procedimentos para a criança. Caso contrário, ela (a cada 30 segundos) irá interromper para fazer alguma pergunta. Para evitar essas situações, combine com a criança: “Pode ficar tranquilo, que tudo o que eu for fazer, eu vou te explicar antes”. Faça isso explicando tudo, todas as etapas do tratamento, desde o movimento da cadeira.

3. Explique a anestesia

É possível criar uma história para a criança, relacionando com algum personagem que ela se identifique. Esclareça que é algo essencial, que tem um dente doente, que está ferido e precisa de remédio. Na Odontopediatria, a comunicação é fundamental.

4. Aplique a anestesia com distração

Mantenha a atenção da criança longe do procedimento. Para isso, coloque uma música no celular ou na TV. Caso ela esteja de olhos abertos, mantenha sempre o contato visual, pisque, sorria com os olhos. E lembre-se: quanto mais devagar você inserir o anestésico, menos desconfortável será para os pequenos.

Outra dica importante é não ultrapassar a dose de anestésico permitida para o peso da criança, use agulha curta e fina e de qualidade, prefira tubetes de vidro, mexa a mucosa da criança enquanto aplica, faça carinho na testa, desvie o foco e ofereça conforto.

5. Ofereça um espelho para que ela veja o procedimento

Deixe a criança segurando o espelho do início ao fim do atendimento. Assim, tudo que for falado, será visto. Além disso, com o espelho nas mãos, ela mantém a boca aberta e entende que não pode fechar, se sente mais segura diante de possíveis imprevistos. Em especial porque entende que não pode ser enganada, já que está vendo tudo.

É importante ressaltar que essas informações são generalistas e podem não funcionar em todos os casos. Por isso, mantenha a calma sempre. Gostou das dicas? Para conferir outros conteúdos como este, siga o IOA Campinas nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

Chame no WhatsApp agora

Escolha uma opção abaixo para o seu atendimento.
QUAX - Sites & Sistemas