Especialização em Odontologia: o que levar em conta na hora de escolher minha pós-graduação?

Com título de especialista, a possibilidade de sair na frente da concorrência é ampliada e o mercado de trabalho fica mais aberto para o profissional.

Especialização em Odontologia: o que levar em conta na hora de escolher minha pós-graduação?


O Brasil, há mais de 10 anos, é considerado o país com mais cirurgiões-dentistas do mundo, com cerca de 19% dos profissionais, conforme dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Diante de uma concorrência tão acirrada, o que nós, dentistas, podemos fazer para nos destacar no mercado e ter sucesso na carreira? O primeiro passo é o aperfeiçoamento contínuo, a especialização em Odontologia: estudar, se atualizar, estar por dentro das novas técnicas e pesquisas da área escolhida para que os conhecimentos adquiridos até então não se tornem obsoletos e prejudiquem nossa atuação.



Com título de especialista, a possibilidade de sair na frente da concorrência é ampliada e o mercado de trabalho fica mais aberto para o profissional. Além, é claro, da melhora do currículo para tornar você uma referência no assunto e com ganhos mensais mais altos.



Por isso, se você é recém-formado ou um profissional com anos de profissão que deseja mudar sua área de atuação ou se aprimorar, confira algumas dicas do que levar em conta na hora de escolher a sua pós-graduação.
 


3 dicas para escolher a sua especialização em Odontologia:


1. Analise as tendências do mercado
Pesquise se existe demanda de pacientes na especialidade que você deseja no seu bairro e na sua cidade. Caso contrário, pode ser necessária uma mudança de planos. Evite surpresas após a conclusão do curso e faça essa análise com cautela.



2. Verifique se existe afinidade sua com a área de atuação
São muitos os aspectos que envolvem a escolha da especialização em Odontologia. Sem dúvida, a principal delas é entender se você tem afinidade com a área. Fazer um curso com o qual você se identifica te motivará a estudar cada vez mais e aplicar seus conhecimentos no dia a dia do seu consultório. Acordar cedo para trabalhar com o que gosta faz toda a diferença!



3. Busque uma instituição que alie teoria e prática
A Odontologia necessita da prática, afinal é na clínica que você colocará a mão na massa e entenderá como os procedimentos são realizados. Escolher uma instituição que tenha aulas práticas significa um melhor aprendizado e um melhor preparo para o mercado de trabalho. Durante o atendimento prático nas clínicas dos cursos, é possível atender os pacientes que são selecionados pela instituição com a supervisão do professor responsável: situação ideal para aplicar na prática o que aprendeu na teoria e ir se aperfeiçoando cada vez mais. Portanto, antes de realizar a matrícula, pesquise se a escola conta com aulas práticas, atendimento clínico e equipamentos modernos e de apoio para sua formação.


Especialização em Odontologia: não esqueça do planejamento financeiro!
É fundamental fazer uma estimativa de seus gastos durante a pós-graduação: além da mensalidade, calcule os gastos com materiais, transporte, alimentação e hospedagem (caso o curso não seja feito na sua cidade). Não se esqueça que o investimento que está fazendo no presente vai gerar frutos no futuro e os ganhos, com certeza, vão compensar os gastos que está planejando fazer agora. Em geral, a taxa de crescimento na sua carreira está alinhada com  a continuidade dos seus estudos. Não adianta nada ter milhares de seguidores na sua rede social se na hora de realmente resolver o problema do paciente você não está preparado... Pense nisso.


Áreas promissoras da Odontologia, no momento:


O mercado tem mostrado um interesse cada vez maior de pacientes para as seguintes áreas:



- Harmonização Orofacial: o Brasil é o segundo país em realização de procedimentos estéticos do mundo. Os brasileiros estão sempre em busca de um rosto mais harmonioso e de um sorriso bonito e não tem medo de investir. A Harmonização Orofacial oferece retorno do investimento a curto e médio prazo, e possibilita a oportunidade de trabalhar com diversos procedimentos de correção estética da face.



- Implantodontia: as novas técnicas que vêm sendo desenvolvidas, o uso de tecnologia de ponta comprovada por estudos científicos, o alto índice de sucesso dos tratamentos e aumento da expectativa de vida da população tornam a Implantodontia uma área promissora na Odontologia. São realizados por ano no Brasil cerca de 1 milhão de implantes dentários e esse número tende a aumentar ainda mais.



- Ortodontia: Restaurar sorrisos e autoestima levando mais qualidade de vida ao paciente e ainda ter a capacidade de receber pacientes de todas as especialidades para tratamentos interdisciplinares é a rotina do especialista nessa área. A grande procura dos pacientes por um sorriso alinhado e perfeito também torna a Ortodontia uma ótima especialidade na Odontologia, já que é bastante rentável e capaz de gerar um fluxo de caixa estável para seu consultório.


Com essas dicas ficou mais fácil escolher a sua especialização em odontologia, não é mesmo? Agora, que tal conhecer os cursos ofertados aqui no IOA Campinas? Contamos com cursos de especialização, imersão e aperfeiçoamento para auxiliar no seu crescimento profissional e na conquista de uma carreira de sucesso. Entre em contato conosco e saiba mais informações.



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas