A importância do marketing odontológico para sua clínica

Cirurgião-dentista, você sabe como utilizar o marketing odontológico a seu favor? Neste texto, confira dicas importantes para aplicar no seu consultório, se diferenciar no mercado e tornar-se uma referência na odontologia.

A importância do marketing odontológico para sua clínica


O marketing odontológico embora seja uma prática que está ganhando cada vez mais espaço nas clínicas e consultórios odontológicos, ainda gera muitas dúvidas entre os cirurgiões-dentistas. É válido investir nessa técnica para melhorar os resultados da minha clínica? A resposta você confere neste conteúdo especial. Confira!

O que é marketing odontológico?

O marketing odontológico nada mais é do que o uso das técnicas corretas para aproximar você, dentista, dos seus pacientes. Pode ser utilizado para esclarecer dúvidas, trazer mais conhecimento sobre os procedimentos realizados ou diretamente na criação de uma relação de confiança e credibilidade.

Conheça 3 benefícios do marketing odontológico para sua clínica

Auxílio na captação de novos pacientes 


A construção de uma imagem sólida, baseadas nas estratégias do marketing odontológico, como o uso de redes sociais atualizadas e um bom site contendo uma sessão de blog e/ou notícias, com toda certeza irá gerar visibilidade digital ao seu consultório. Com isso, haverá um aumento na procura dos serviços que você oferece, por novos pacientes, e consequentemente, uma multiplicação do faturamento da sua clínica.

Construção de autoridade e credibilidade para você e sua clínica

Com o marketing odontológico é possível fortalecer a sua marca e o seu nome na sua área de atuação e, associado a bons resultados clínicos, um consultório confortável e bem estruturado, pontualidade e um bom relacionamento interpessoal com os pacientes, vão tornar você uma referência na sua cidade ou região. É importante fazer com que o mundo saiba das suas qualidades e dos diferenciais que você oferece e isso, somente com boas estratégias digitais de marketing, você consegue alcançar.

Conhecer seu público-alvo para o diferencial estratégico

Apostar nas múltiplas alternativas do marketing odontológico permite que você identifique quem é seu público, quem deseja atingir, quais as prioridades do seu consultório no momento e como você pode aumentar a qualidade do seu atendimento. Por meio do levantamento de todos estes dados, é possível traçar uma estratégia eficiente e adequada às suas necessidades e desejos.

Mas, afinal, o que é público-alvo e como identificar o meu?

O público-alvo é um grupo específico de consumidores, no caso da clínica odontológica, são os futuros pacientes, que têm características semelhantes e que estão dispostos a adquirir os serviços oferecidos pelo consultório. A maneira mais eficaz de identificá-los é utilizar pesquisas, questionários e/ou estudos, coletando informações como: idade, gênero, classe social, poder de compra e as preferências desses potenciais pacientes. Todos esses dados são importantes na formação do perfil do seu público-alvo.

Marketing Odontológico: estratégias para conquistar o sucesso 

1. Aposte no marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo tem um papel fundamental quando o objetivo é atrair, engajar e fidelizar pacientes. Isso porque a estratégia de disponibilizar conteúdos relevantes e gratuitos gera grande interesse no público que deseja atingir. Mas não esqueça, os temas abordados precisam ser importantes para tirar dúvidas ou trazer mais conhecimento para o seu público alvo.

Uma boa maneira de fazer isso é manter um blog atualizado, com conteúdos interessantes, informações precisas e utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), com a inserção de palavras-chaves no corpo do texto, que te ajudarão a aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

2. Invista num atendimento de qualidade

De nada adianta contar com boas estratégias, se não oferecer um atendimento de qualidade. Para ter um diferencial e credibilidade no mercado é preciso proporcionar aos pacientes experiências positivas e um atendimento de excelência, para que eles queiram voltar e ainda indiquem amigos para tratar com você. A experiência do paciente começa no primeiro contato dele com o consultório (presencial, telefônico ou pelo WhatsApp), passa pela recepcionista (educação, sorriso, capacidade de resolver as demandas dele, um bom português, uniforme, etc), pelo consultório (conforto, iluminação, som ambiente, cheiro, limpeza, etc), continua no seu atendimento durante os procedimentos e finaliza no acompanhamento pós-consulta.

3. Tenha as redes sociais atualizadas

O uso das redes sociais como o Instagram e o Facebook é uma excelente maneira de divulgar os seus serviços e oferecer, diariamente aos pacientes, conteúdos importantes para a saúde geral e bucal. Utilize-os também para mostrar os diferenciais do seu atendimento e do seu consultório/clínica, os procedimentos que ali são realizados e dicas sobre a área.

4. Utilize o whatsapp para agendamento de consultas

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros e, portanto, um dos principais meios de comunicação direta com o paciente. Utilize-o no envio de um texto de boas vindas, para agendamentos e lembretes de consultas e envio de documentos como notas fiscais. É muito prático, é muito rápido e os pacientes adoram.

5. Otimize sua página no Google Meu Negócio

Essa é uma estratégia básica e, portanto, precisa ser realizada logo no início. Quando se tem uma página no Google Meu Negócio - toda vez que alguém pesquisar no Google por “dentistas locais”, por exemplo, informações do seu consultório aparecerão. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Agora que você ficou expert em marketing odontológico, coloque tudo em prática e conquiste ótimos resultados. Gostou deste conteúdo? Para conferir muitos outros, siga as redes sociais do IOA Campinas: Facebook e Instagram.



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